terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Biografia - Buju Banton




Buju Banton


Nascido em 15 de Julho de 1973 , Mark Anthony Myrie , o caçula de 15 irmãos mais conhecido como Buju Banton , traçou uma rápida e meteórica carreira artística de um simples garoto de 12 anos que cantava nos sound systems, a um dos maiores e mais respeitados grandes nomes do reggae mundial. Buju , é descendente direto dos Maroons , escravos africanos trazidos á Jamaica por volta de 1600. Os maroons eram conhecidos por serem rebeldes a escravidão. Crescido no ghetto de Barbican , na Jamaica ele recebeu de sua mãe o Apelido de Buju , que é uma palavra de origem Maroon , que siginifica "breadfruit". O apelido entao , veio do fato de que quando Buju era criança , ele era gordo e redondo como uma "breadfruit".
Com a idade de 12 anos, ele pegou Buju e juntou com Banton , que vem de um de seus Artistas favoritos Burru Banton. Banton na Jamaica , eh uma designação que não tem uma tradução certa para o português , mas é algo como um adjetivo para se dizer se um artista é realmente bom , ele incialmente trabalhou no sound system rambo , e lançou sua primeira música chamada "I got to leave you" e um single : "The Ruler". A essa altura Buju estava lutando para sobreviver indo de estudio em estudio. Conheceu produtores como Flourgon , Clement Irie , e outros. Então ele começou a gravar músicas para a Shocking Vibes e a Digital B com a idade de 14 anos. com 15 ele gravou musicas para o selo de Clifton Dillon , como o polêmico hit "Boom Bye Bye". com a idade de 16 , ele gravou mais 2 hits "Man Fi Dead" e "Jackie and Joyce" em 1989.
Então Buju lançou em 1992 seu album de estréia chamado "Mr Mention" um album bem ao estilo rude boy jamaicano , dancehall forte com batidões, o album foi um sucesso na Jamaica. Em 1993 Buju lançou o album "Voice of Jamaica" no qual se converteu a filosofia e religião Rastafari , com músicas mais concientes e sem as letras de rude boy , Buju mostrava letras mais inspiradas e muito boas , esse álbum é realmente excelente destaque para as músicas "make my day " e "red rose" o album foi um sucesso tão grande na Jamaica , que quebrou os recordes de Vendas de qualquer artista de Reggae, incluindo o Grande , Bob Marley. Em 1995 lançou sua obra prima e uma pérola do reggae mundial o album "Til Shiloh" com puras e concientes mensagems rastafari. realmente o algum e muito bom e mereçe ser citado com um dos Melhores do Buju , destaque para as musicas "Champion" , Buju eh capaz de emocionar com as musicas"Untold Stories" e "Not an Easy Road" tambem deste álbum. Em 1997 lança o álbum de nome:"Inna Heights" album político e conciente com musicas onde Buju fala sobre o rastafarianismo em"Hills And Valleys" liberta sua alma em "Destiny" , e outras obras primas como "Cry No More" , "Give I Strenght" e outras. em 2000 lancou o album "Unchained Spirit" um album bom . com destaque para a reza de introdução e a musica "Psalm 23".

Nenhum comentário: