terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Historia do reggae

História do Reggae

O Reggae não é um estilo musical comum. Ele traz junto dele um conjunto de filosofias e pensamentos, que fazem entrar em harmonia mente e alma. É capaz de envolver a alma completamente através de maravilhosos arranjos de melodia, que energizam, pulsam e vibram.
As ligações entre o reggae e o movimento (religioso, filosófico, politico) rastafari são grandes. Ambos representam um dos mais notavéis esforços humanos de reconstrução, a reconstrução da dignidade, do destino e da cultura de um povo.
Nem todo reggae é rastafari. Como música, o reggae segue um caminho tortuoso mas continuo, que começa quando uma das formas musicais nativas da Jamaica, o mento, deixa-se contaminar pelas emissões de Rhythym'n blues americanas, via ádio, nos anos 40, e adquire uma forma nova, de ritmo mais complexos, incorporando metais, o Ska. Nos anos 50 e 60, o Ska segue seu proprio caminho evolutivo, inclusive gerando a primeira banda superstar da Jamaica, os Skatalites. A influência do Soul Music dos anos 60, a ascendência do instrumental eletrônico, baixo e guitarra, e uma nova realidade social e politica, independente em 1962, a jamaica começou a conhecer o êxodus rural e o crescimento das favelas urbanas, com sua inevitável tensão de desigualdade , serviram de caldeirão para a transformação do SKA em Rock Steady.
No final dos anos 60, com uma nova geração de musicos tentando novos jeitos de tocar o Rock Steady, com a cabeça ou atenta aos cânticos rastafaris, que puxavam pelo lado africano, enfatizando a repetição ritmica, ou assumidamente ligada ao movimento, com a pressão social em alta voltagem, nas ruas , nasce em fim o Reggae, inicialmente gravado Reggay. Bob Marley acreditava que queria dizer "Musicas dos Reis", mas os musicos mais velhos se lembram de que era uma giria muito comum em Trench Town , o gueto principal de Kingston, capital da Jamaica - queria dizer "coisa de rua", "sem importância" ou "intima".
Como nessa época , o rastafari ganhava corpo na sociedade da Jamaica, foi quase natural que ele fizesse o reggae sua manifestação pública, e Bob Marley, em sua infatigável cruzada, levasse ao mundo os princípios deste misto de religião e atitude politica.


BylucasNattyDread

Nenhum comentário: